terça-feira, 25 de junho de 2013

Memórias Póstumas de Brás Cubas

   Há alguns dias eu tive um trabalho escolar em que fiz uma apresentação, era referente ao primeiro capítulo da história escrita por Machado de Assis, chamada Memórias Póstumas de Brás Cubas.
   Essa apresentação conta um pouco sobre Brás Cubas, um homem que morreu e voltou, ou seja, “ressuscitou” para falar de sua vida...
   Foi um trabalho proposto pela professora de Redação e Análise de Texto: Jussara Leão, onde os alunos do 8° ano fizeram a representação em grupos. Eu preferi representar sozinha e ao vivo (a maioria gravou um vídeo antes).
   Os personagens principais eram: Brás Cubas, seu amigo (que faz o discurso) e Virgínia... Ou seja, tive que fazer três personagens!!!
   Uma curiosidade: quando eu falei que Virgínia entrava pela porta, um amigo apareceu na porta da sala (nesse exato momento), foi uma situação engraçada, em que eu não consegui segurar o riso, porém continuei interpretando meu personagem...
   Assistam ao vídeo e descubram como foi minha apresentação...


   Agora vou mostrar uma versão diferente, em que eu apresentei ao 3° Colegial, na aula de Literatura, um pedido da professora Jussara, que gostou do meu trabalho... Obrigada, Jussara!!!
   Assistam ao vídeo e descubram como foi minha outra apresentação...



   Gostaria de agradecer a minha mamãe, que me ajudou na caracterização e sempre me incentivou, ela dizia: “Vai dar tudo certo, confie, quem se dedica no que faz verá seu desejo se realizar”.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fábula: o Patinho Feio

   Há muito tempo, Mamãe Pata teve cinco filhotinhos, quatro graciosos patinhos e um meio desajeitado.
   O quinto filhote era considerado estranho, os outros animais diziam:
   – Que Patinho Feio!
   Com todo esse bullying, ele ficava triste e magoado, porém a Mamãe Pata sempre o defendeu, ela o amava muito.
   Certo dia, o Patinho Feio resolveu fugir, achava que sua presença incomodava os outros. De repente, a Mamãe Pata apareceu:
   – Meu filho, o que você está fazendo?
   Ele respondeu:
   – Estou fugindo porque ninguém gosta de mim, sou muito feio...
   Mamãe Pata, indignada, explicou:
   – Mas você é lindo, pois a beleza que vale é a interior, a beleza exterior não representa grande coisa, o que importa é a personalidade, o caráter e principalmente a bondade...
   Depois disso, o Patinho percebeu que não precisava ter uma aparência bonita para ser feliz. Os outros animais aprenderam a aceitar suas diferenças e começaram a gostar dele pelo que ele era, e não pelo que ele aparentava.
   Ao contrário do que muitos pensam, ele não virou um cisne, porém viveu feliz com sua família. Suas diferenças faziam parte de sua personalidade.
   Moral da história: devemos aceitar as diferenças e sabermos que a maior beleza é a que vive dentro de nós, em nosso coração...


   Versão diferente escrita por: Vitória Padilha Zanon

domingo, 9 de junho de 2013

Os Miseráveis

   A história de “Os Miseráveis” é realmente incrível, há muito tempo eu não assistia a um filme tão emocionante assim, foi um dos melhores filmes que eu já vi...
   Só tenho elogios a essa produção, o enredo é magnífico, um musical inesquecível baseado na obra de Victor Hugo. Ganhou três Globos de Ouro.
   Chorei muito no decorrer do filme, principalmente no final...
   Anne Hathaway (que interpreta Fantine) ganhou Oscar de melhor atriz coadjuvante, seu trabalho foi impecável.
   Algumas belas mensagens presentes no filme:
   “Amar outra pessoa é como ver a face de Deus.”
   “Há uma chama que nunca morre, a noite se encerrará e o Sol despontará.”
   “Eu sonhei um sonho em um tempo passado, quando as esperanças eram grandes e a vida valia ser vivida. Eu sonhei que o amor nunca acabaria, eu sonhei que Deus seria misericordioso.”



   Ambientado na França, no século XIX, durante a época da revolução de 1830, o filme retrata a história de Jean Valjean – um homem condenado a 19 anos de prisão e trabalho forçado porque roubou um pão para dar ao sobrinho que passava fome. Após a liberdade condicional, o inspetor de polícia Javert ainda continua a “persegui-lo”.
   Depois de muito sofrimento, Valjean consegue mudar de vida, tornando-se proprietário de uma fábrica e prefeito.
   Certo dia ele conhece Fantine – uma costureira de sua fábrica, que tinha uma filha chamada Cosette. A partir deste momento, inicia-se uma comovente história, que vale a pena ser assistida...

   Escrito por: Vitória Padilha Zanon

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Frases sobre Meio Ambiente

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído, o homem perceberá que não pode comer dinheiro.”
Provérbio Indígena
---------

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.”
Mahatma Gandhi
---------

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.”
Victor Hugo
---------

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.”
Albert Schweitzer
---------

“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza.”
Leonardo da Vinci
---------

“Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso.”
Aristóteles
---------